As empresas Amazon, Google, LG, e Samsung disponibilizam opções para você acessar aplicativos, serviços de streaming e mais em sua TV. Conheça os sistemas operacionais das Smart TVs mais populares no Brasil e suas características importantes.
Muitas pessoas estão trocando o uso de mídia física por serviços de streaming para assistir filmes e programas de TV. Algumas pessoas também abandonaram provedores tradicionais como TV a cabo e via satélite para assistir TV. Se você é assinante de serviços como Netflix, Amazon Prime, Disney+, HBO Max, precisará de um dispositivo ou TV que suporte seus aplicativos.
Os dispositivos de streaming são práticos, acessíveis e podem exibir conteúdo 4K e HDR. No entanto, se você tem uma TV moderna ou está comprando uma nova, provavelmente já tem uma plataforma integrada que permite acessar serviços de streaming populares.
Mas nem todas as plataformas de Smart TV oferecem os mesmos aplicativos e recursos. Embora a maioria dos principais serviços esteja disponível em quase todas as plataformas, existem exceções. Além disso, outras funcionalidades, como assistentes de voz e streaming de dispositivos pessoais, dependem do sistema.
LG Web OS
A empresa Palm, antes da popularidade dos smartphones, produzia assistentes digitais pessoais (PDAs) chamados Palm Pilots. Eles funcionavam no sistema PalmOS, que mais tarde foi renomeado como WebOS devido à perda de popularidade desses assistentes pessoais.
A HP adquiriu o WebOS e posteriormente o vendeu para a LG. Ao perceber a dominação da Apple e do Google no mercado de dispositivos móveis, a LG decidiu usar a tecnologia WebOS em suas TVs, tornando seu sistema operacional de Smart TV.
Aplicativos
Os sistemas operacionais das Smart TVs produzidas por fabricantes conhecidos costumam ter bibliotecas de aplicativos menores do que as oferecidas por Fire TV e Google TV, mas normalmente inclui os aplicativos de streaming mais populares, como Netflix, YouTube, Globoplay, HBOX, estão disponíveis, além de jogos e outros. O WebOS da LG é semelhante com o nome de LG Content Store
Tizen Samsung
A Samsung tem sua própria linha de Smart TVs, atualmente chamada de Samsung Smart TV, com sistema operacional Tizen baseado em Linux.
O sistema operacional da Samsung é ideal para seus usuários, ela consegue integração com diversos sistemas da empresa, os principais: SmartThings (Conecta e controla dispositivos eletrônicos inteligentes da sua casa, através do smartphone) e Bixby (assistente de voz da Samsung).
Aplicativos
Os principais aplicativos estão disponíveis como em outros sistemas operacionais, nome da loja de aplicativos é a Samsung APPS, mas com contantes atualizações são excluídos alguns aplicativos conforme a legislação de cada país e adicionado outros menos funcionais, surgindo a opção para usuários mais avançados a opção de mudar a região e conseguir, assim, o desbloqueio de alguns aplicativos.
Android TV e Google TV
O Google tem um histórico de mudanças no seu sistema operacional de Smart TV. No início, havia o Google TV, que era diferente de outros sistemas. Em seguida, o Chromecast permitiu a transmissão de conteúdo apenas do smartphone ou tablet para a TV sem interface.
Depois disso, a Android TV foi lançada como uma plataforma completa. Atualmente, o Google TV é a principal substituta para a Android TV, com uma interface mais fácil de usar. Diversas Smart TVs já vem com o sistema de fábrica, o sistema Android é o mais presente e mais popular nos celulares no Brasil, as TVs também tem a interface parecida e possui a PlayStore facilitando adaptação dos usuários mais leigos, ainda podendo Adicione o Google TV a qualquer televisão comprando um Chromecast ou TV Box.
Aplicativos
Os sistemas Android TV e Google TV suportam todos os serviços de streaming, podem ser baixados pela biblioteca de aplicativos PlayStore, uma das plataformas com mais aplicativos disponíveis e versátil, ainda com a possibilidade de instalar aplicativos ainda não disponíveis. Além de pode instalar jogos e outros acessórios, assim ampliando a interação com o sistema e com os aplicativos.
Amazon FireTV
A Amazon possui uma plataforma de smart TV conhecida como FireTV, que é uma das três principais interfaces licenciáveis ao lado de Android/Google TV e Roku TV. Isso significa que muitas TVs de marcas terceiras, especialmente as da Insignia e Toshiba, utilizam o Fire TV. Além disso, a Amazon também oferece algumas TVs próprias que utilizam a plataforma FireTV.
Para acessar a plataforma FireTV em sua televisão, você pode conectar um dispositivo de streaming da Amazon, como o Fire TV Stick 4K ou Fire TV Cube. A interface dá prioridade ao conteúdo da Amazon, mas também apresenta sugestões de outros serviços populares. O serviço Prime Video é exibido na tela inicial, mas também inclui recomendações de conteúdo de outros serviços relevantes.
Aplicativos
A Amazon e o Google possuem a maior variedade de opções de aplicativos para streaming de mídia em sistemas operacionais das Smart TVs. Os serviços mais populares funcionam em todas as plataformas, os aplicativos podem ser baixados pela biblioteca Fire TV Apps, tão versátil quando o sistema Android, o Fire TV dá tem a possibilidade de baixar aplicativos via modo desenvolvedor, aplicando o número de aplicativos.
Roku TV
O Roku é um dos sistemas operacionais de Smart TV mais populares nos Estados Unidos. No Brasil chegou em janeiro de 2020 com o aparelho Roku Express e no ano de 2022 os fabricantes AOC, PHILCO, SEMP e TCL passaram a distribuir suas Smart TVS com o sistema ROKU. Um sistema focado no mercado americano oferece uma grande biblioteca de conteúdo, incluindo filmes, programas de TV, esportes ao vivo e muito mais.
Aplicativos
Os aplicativos de streaming principais estão disponíveis, mas a inclusão de alguns aplicativos direcionado ao mercado brasileiro demoram e pode frustrar muitos usuários, com um sistema próprio a loja de aplicativos chamado de channel store tem disponível uma infinidade de aplicativos direcionado aos falantes do inglês, mas ainda encontra aplicativos em português e cada dia mais vem sendo adicionado novos aplicativos.
Tem a possibilidade de ativar o modo desenvolvedor para instalar alguns aplicativos de canais adultos e de streaming, mas no final de 2022 foi limitado essa função e deixando o sistema ainda mais limitado e não sendo incomum achar muitos usuários aqui no Brasil insatisfeitos com a plataforma devido essas limitações.
Considerações
Antes de escolher um sistema operacional de Smart TV, considere suas necessidades e preferências. Verifique disponibilidade de aplicativos e compatibilidade com outros dispositivos. Leia avaliações e opiniões de outros usuários para ter uma ideia mais clara.
eu vejo tv todos os dias
eu vejo tv todos os dias , de dia e de noite.
a tv e a minha passa tempo?
quero mais que tv abrta.