O YouTube está testando canais de streaming gratuitos com anúncios. Este novo recurso, chamado FAST, será uma concorrência para outras plataformas de streaming, como Roku, Pluto TV e Tubi. O teste será realizado somente nos EUA e os canais estarão disponíveis nos dispositivos móveis, navegadores da web e no aplicativo do YouTube na TV, com até 100 títulos disponíveis.
O YouTube lançou pela primeira vez seus canais gratuitos e apoiados por anúncios com foco em programas de TV no ano passado, em março. Eles fizeram parceria com empresas como Disney, Warner Bros., Paramount Pictures, Lionsgate entre outras para oferecer filmes para os espectadores.
Em dezembro de 2021, o YouTube alcançou 135 milhões de pessoas nos EUA com seus serviços de TV e adicionou temporadas completas de programas de TV, incluindo quase 4.000 episódios de programas como Hell’s Kitchen, Andromeda, Heartland e mais, de acordo com o site do YouTube.
Além disso, a empresa anunciou que lançou mais de 1.500 filmes disponíveis em alta definição com som surround 5.1, incluindo títulos como Gone in Sixty Seconds, Runaway Bride e Legally Blonde. Um representante do YouTube declarou que eles estão sempre buscando novas formas de oferecer aos espectadores um local central para encontrar, assistir e compartilhar conteúdo de forma fácil e que eles são o único lugar onde os espectadores podem encontrar tudo o que desejam.
O porta-voz do YouTube mencionou sobre o teste do hub, dizendo que eles estão realizando um pequeno experimento que permite aos espectadores assistir canais lineares suportados por anúncios gratuitos, junto com a variedade de conteúdo já oferecido na plataforma. A empresa afirma que está avaliando conteúdo adicional, desde filmes e programas de televisão tradicionais até esportes e conteúdo para criadores, com o objetivo de proporcionar um espaço onde os espectadores possam encontrar todo o seu conteúdo favorito em um só lugar.
Este anúncio vem depois que o YouTube lançou outras iniciativas, como seu mercado de assinaturas, onde os usuários podem pagar por serviços de streaming. A empresa também fechou um acordo para transmitir os jogos de futebol americano da NFL por cerca de US$ 2 bilhões, por sete anos, de acordo com o Wall Street Journal.
O YouTube tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de streaming, ultrapassando outras plataformas. Segundo a Nielsen, o YouTube tem a maior participação no tempo de visualização na televisão em comparação com outros serviços de streaming. Um relatório aponta que o YouTube tem sido o destaque em visualização nos últimos três meses, detendo 8,8% do tempo de visualização.
O YouTube tem como objetivo principal atender às necessidades dos telespectadores, e para isso, continuará oferecendo conteúdo atraente e competitivo que combina opções de TV e filmes com o aumento do consumo de múltiplas telas e formatos.
Fonte: Gizmodo